Novos equipamentos para os sapadores Bombeiros de Lisboa
O reforço dos meios de atuação em ações de socorro e segurança será essencial para as operações da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Carlos Moedas, Presidente da CML, visitou o Quartel de Alvalade do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) esta manhã, dia 29 de julho, para conhecer os equipamentos adquiridos no âmbito da JMJ.
Este investimento vem reforçar os meios de atuação do RSB no presente e no futuro, “representa mais do que foi investido nos últimos 5 anos e é aquele [o investimento] que vocês merecem”, dando dignidade a todos os profissionais que trabalham para socorrer os lisboetas. Carlos Moedas afirmou ainda que “aquilo que investimos é para a cidade”. Na JMJ, “os nossos bombeiros serão embaixadores para além de tudo” e estão prontos para realizar este trabalho.
O Comandante do RSB, Tiago Lopes, salientou que estes materiais chegam para “acrescentar capacidades e substituir material obsoleto e gasto pelo uso”, sendo uma “mais-valia para o cumprimento da missão do RSB”, mesmo após a JMJ, “em território nacional ou estrangeiro”.
O investimento de 5 milhões de euros concretiza-se em 27 veículos de serviço geral, de apoio logístico e de combate a incêndios florestais; 9 motociclos; 1 robot de combate a incêndios: mas também outros equipamentos de proteção individual, de mergulho, de iluminação, de desencarceramento, de deteção de soterrados, de desfibrilhadores, entre outros equipamentos e sistemas essenciais para a ação no terreno.