Parque Tejo
Campo da Graça
A 5 e 6 de agosto de 2023 terão lugar as cerimónias principais da JMJ 2023 (Vigília, dia 5, e Missa Final, dia 6 de agosto de 2023), com a presença do Sumo Pontífice.
Estas cerimónias realizar-se-ão na zona do antigo Aterro Sanitário de Beirolas (ASB), com cerca de 38ha, junto à foz do Rio Trancão, continuada na outra margem (Concelho de Loures) por uma longa faixa ribeirinha (62ha). As duas áreas, Lisboa e Loures, ficarão ligadas por uma ponte ciclo pedonal sobre o Rio Trancão, permitindo uma área contínua de cerca de 100ha.
A intervenção no antigo Aterro Sanitário incidiu sobre a reparação e requalificação de um conjunto de equipamentos de extração de biogás, recolha de lixiviados e transporte dos mesmos para a ETAR de Beirolas. Foi feita a desmatação e modelação do terreno, e a colocação de infraestruturas para fornecimento de água potável, água para rega (Água para Reutilização), eletricidade, comunicações e saneamento.
O Parque estará dividido em secções, para onde os participantes inscritos serão encaminhados. Cada secção terá bebedouros (num total de 640 torneiras com água potável no recinto lisboeta), tendas para a primeiros socorros e comunhão. Adicionalmente serão instaladas tendas para controlo de acessos, apoio aos participantes com mobilidade condicionada e apoio aos convidados, 140 contentores com retretes e 200 cabines químicas, instalados em 4 núcleos no recinto; e um food court onde os participantes poderão adquirir refeições (além das que receberão com o kit do peregrino).
O Palco onde se vão realizar a Vigília e a Missa de Envio, presidida pelo Papa Francisco, terá 3.250m2 de área de implantação e um altar a 4 metros de altura, e sustentará cerca de 1.250 participantes. Será composto por dois níveis, unidos por rampas e escadas, numa estrutura metálica com pavimento em contraplacado marítimo pintado. A cobertura em forma de onda assegurará o sombreamento ao Sumo Pontífice, ao Séquito Papal, Cardeais e Ministros do Altar, orquestra e coros. Este elemento, em conjugação com o fundo do Palco, será uma referência visual para a maioria dos peregrinos, espalhados num recinto com aproximadamente 100ha, e com 3.000m de comprimento.