Skip to main content

Zurik: vencedora do concurso do Mural da Jornada Mundial da Juventude

“Desenhar é algo que me preenche e deixa feliz. Aprendi a desenhar grafite sozinha. Não tive ninguém que me tivesse dado orientações, fui criando a minha própria forma de arte"

 

Zurik nasceu em Bogotá, Colômbia, e tem 33 anos. É formada em Design Gráfico e foi a grande vencedora do concurso para criação de um Mural no Salão Paroquial da Nossa Senhora dos Navegantes, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Foi com 19 anos que Zurik pintou pela primeira vez na rua: “Desde que comecei a pintar na rua, nunca mais parei. Baseio-me na construção de letras através de formas geométricas, principalmente círculos. E é isso que me diferencia, o meu tipo de letra.”

Zurik esteve em Lisboa em 2021 e agora voltou para um desafio nunca feito na sua carreira: “Este concurso foi uma oportunidade para explorar uma temática com a qual não estou relacionada, pintar uma igreja.”

Durante 7 dias, pintou o mural que lhe deu a vitória: “Pintar este mural foi um grande desafio. Tinha que representar, acima de tudo, a parte bíblica, o que é muito complicado, pois representas a fé das pessoas; e a cidade de Lisboa.”
Neste mural conta a história do “abraço entre Maria e Isabel, que representa a alegria, a superação e a gratidão. A cidade de Lisboa quis que tivesse duas interpretações através do sol: o amanhecer, ou seja, o início de novos começos e oportunidades; e o entardecer, que significa uma nova etapa, as dificuldades e os maus momentos ficaram para trás.”

“Foi muito bom voltar a Lisboa, é uma cidade muito acolhedora.”